20/08/2025 às 11h49 - Atualizado em 20/08/2025 às 11h49

Oficinas do PDTU no Sol Nascente/Pôr do Sol

COMPARTILHAR

Todas as oficinas serão presenciais. Qualquer pessoa pode participar; não há necessidade de inscrição prévia, nem a exigência de ser morador da região. Para se manifestar por escrito ou de forma oral, basta se inscrever com a equipe de apoio da oficina na hora do evento.

Ascom - Semob/RA Sol

A Secretaria de Transporte e Mobilidade  - SEMOB-DF está promovendo em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, as Oficinas de Propostas para o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). Após a fase de diagnóstico e levantamento de informações, que ocorreu nos meses de março e abril deste ano, agora é a vez da população debater as soluções construídas com base em pesquisas de campo e na participação comunitária, garantindo que as propostas reflitam as reais necessidades e expectativas dos cidadãos.

As sessões acontecem sempre no período noturno, entre 19h e 21h, oferecendo um horário acessível para a participação de todos. O objetivo é debater melhorias de curto, médio e longo prazos para o transporte e a mobilidade. As atividades durante as oficinas serão estruturadas para maximizar a interação e a efetividade da participação. A dinâmica inclui uma breve apresentação do projeto, seguida pela exposição das propostas, com um tempo significativo dedicado à discussão. Durante a etapa de discussão, cada participante terá a oportunidade de expressar suas considerações.

A importância da participação cidadã neste processo foi destacada pelo Secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. "A participação popular é o pilar fundamental para construirmos um sistema de transporte que realmente atenda às necessidades de cada cidadão do Distrito Federal. É participando das oficinas que as vozes da comunidade se tornam parte integrante desse projeto, garantindo que as soluções propostas reflitam a realidade e os anseios de todos," afirmou o secretário.

Entre os temas que serão debatidos nas oficinas, destacam-se propostas para "Ruas Completas", que buscam integrar de forma equitativa espaços destinados aos pedestres, ciclistas e transporte coletivo com acessibilidade e eficiência. Outros tópicos cruciais incluem o desenvolvimento da mobilidade urbana, como a "Rede Cicloviária", com discussões sobre ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, além da implementação de "Zonas 30", que visam a segurança e a convivência nos centros urbanos, e também a otimização dos "Pontos de Intgração" entre diferentes modais de transporte.

Todas as oficinas serão presenciais. Para participar, as pessoas deverão assinar lista de presença, não havendo necessidade de ser morador da região. As manifestações poderão ser por escrito, em cartão de contribuição que será oferecido no evento, e quem quiser fazer manifestação oral deverá se inscrever com a equipe de apoio da oficina.